O que foi noticia na decada de 80
Música
Festivais da Canção – Década de ouro dos festivais musicais. Lançaram e/ou impulsionaram vários nomes entre eles Kleiton e Kledir,Eduardo Dusek,Zé Ramalho,Guilherme Arantes entre outros. Vencedores dos festivais: MPB-80 1. lugar Oswaldo Montenegro com a música Agonia ; 2.Amelinha(Foi Deus quem fez você),3. Raimundo Sodré(A Massa); MPB-Shell 81: Lucinha Lins (Purpurina) seguida de Planeta Água (Guilherme Arantes) e Mordomia (Almir Guineto); MPB-Shell 82 Emilio Santiago com Pelo Amor de Deus foi o vencedor, na seqüência Raízes de América com Fruto do Suor e Jane Duboc (Doce Mistério); Festival dos Festivais (85): Tetê Espíndola (Escrito nas estrelas), Mira Ira (Lula Barbosa,M.Mirah,Tarancón e Placa Luminosa) e Verde com Leila Pinheiro.Em Blumenau acontecia o Fuc (Festival Universitário da Canção) que na sua história teve como grande vencedor Édson Marinelli com seu grupo Fumaça de Ferro. Com o tempo, quase sempre com o mesmo vencedor o festival foi perdendo interesse. Também teve destaque, pouco antes, o Fec (Festival Estudantil da Canção) realizado no colégio Pedro II e que entre os organizadores contava com Marcelo Mello e Marcos ‘Loko’ Rizzo.
FESTIVAIS DE ROCK AO VIVO

Hollywood Rock – Em 1988 patrocinado pela Souza Cruz.Em São Paulo (de 13 a 16/01) no Morumbi, no Rio( 06 a 09/01) na Praça da Apoteose. Atrações: Irã,Titãs,Paralamas do Sucesso,Ultraje a Rigor, Marina,Lulu Santos,Pretenders,UB 40, Simple Minds, Simply Red, Duran Duran e Supertramp. Em 1990 a dose se repetiria. De 18 a 20/01 em São Paulo e de 25 a 27/01 no Rio com Gilberto Gil, Barão Vermelho, Lobão, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii,Euritimics,Bob Dylan,Terence Trent D’arby,Tears for Fears,Marillion e Bon Jovi.
Em Blumenau o movimento ficou por conta do Blumenália, festival que reunia várias bandas iniciantes e outras nem tanto do cenário regional. De 83 em diante terminado em 90(no fim com mais baixos que altos). Foi substituído pelo Rock na Rua, com organização ímpar e que viraria em 96 a 1. coletânea digital de bandas de rock da cidade.

Coletâneas – Várias de sucesso comercial ou underground. Algumas bandas conhecidas nasceram delas. Rock Voador (82) lançou Kid Abelha,Celso Blues Boy e Sangue da Cidade;
Banda Contrabanda(86) lançou Uns & Outros; Os Intocáveis(83) trouxe à tona Zero,Capital Inicial e Eletrodomésticos;Não São Paulo(86) não estourou ninguém mas no underground marcou com Muzak eAkira S e as garotas que erraram;Rock Grande do Sul (86) tinha as primeiras gravações de Engenheiros do Hawaii,TNT,Garotos da Rua,Defalla e Replicantes.
A Grito Suburbano(82) tinha Inocentes, Cólera e Olho Seco. Em Santa Catarina a coletânea Crime Perfeito(86) com destaque para Daniel Lucena(Banho das Seis) e Beto Mondadori(Belamente Humana).
Comerciais – Algumas trilhas que marcaram os comerciais da Hollywood: Peter Frampton (Breaking all the rulles), Survivor (Eye of the tyger), The Police (every little she does is magic), Asia (Only time you teel), Kansas (Play the game tonight)…

No rastro vieram os argentinos do Tremendo(85) ‘todos batendo palma isto é tremendo...’;
O Dominó (85) criação do Gugu Liberato veio com pérolas bastardas ‘P da vida’e ‘manequim’; Ciclone, que passou com um tufão (ainda bem); Bom Bom (86) colocaram ‘vamos a la playa’ nas rádios(a diferença é que este grupo tocava e não ficava dançando);

As 10 mais – As mais tocadas e alguns destaques da década. Em 80 a que mais rodou nas rádios brasileiras foi Gal Costa (Balance). Dentre os destaques que rodaram temos Queen (Crazy little thing called love) e Pink Floyd (Another Brick inthe Wall); 81 quem mais tocou foi Kim Carnes (Bette Davis Eyes) destaque para Rita Lee (baila comigo) e Clarear (Roupa Nova); 82 foi o ano de Dalto (muito estranho). Destacamos também no mesmo ano Gonzaguinha com O que é o que é e Alceu Valença com Tropicana; 83 a mais rodada nas rádios foi Ritchie e a sua Menina Veneno, nos destaques deste ano Billie Jean (Michael Jackson) e Como uma onda (Lulu Santos); 84 Titãs (sonífera ilha), também se ouvia com freqüência Kid Abelha (como eu quero) e Óculos (Paralamas do Sucesso); 85 foi a vez de We Are the World (USA for África), destacamos também RPM (Louras Geladas) e Madonna (like a virgin); 86 Whitney Houston (Greatest love of all) com destaque também para Legião Urbana (Eduardo e Mônica) e Berlin (Take my breath away); 87 foi a vez de Bon Jovi (Livin on a prayer) com Legião Urbana (Que país é este?) e U2 (With or without you); 88 Cazuza (faz parte do meu show), destaque para Sweet child of mine (Gun’s N Roses) e Ideologia (Cazuza); 89 Bem que se quis (Marisa Monte) mais Astronauta de Mármore (Nenhum de Nós) e Entre tapas e beijos (Leandro e Leonardo). E 90 a mais tocada foi Mariah Carey (Vision of love), Another day in Paradise (Phill Collins) mais Lambada (Kaoma).
Vendas – Quem vendeu muito mais que os outros na década:o campeão Michael Jackson com o seu Thriller. Também Madonna. Por aqui o compacto do Ritchie (puxado pela Menina Veneno), o da Blitz (Você não soube me amar), a média sempre boa do Legião Urbana e o RPM, campeão com ‘Ao vivo’.
Grudentas – Musiquinhas que muitos cantarolavam de tão grudentas: ...Bentevi ó meu bentevi (Renato Terra/Bentevi);...Linda só você me fascina (Roupa Nova/Linda demais);... Brilha no céu de novo uma estrela (Marcos Sabino/Reluz);...Voar voar subir subir (Biafra/Sonho de Ícaro);...Cuida bem de mim (Dalto/muito estranho);...Ela foi dar mamãe (Dr Silvana/Serão extra) e outras e outras.


Veio uma nostalgia agora na minha cabeça boa .
lembro de alguns momentos que aqui estam .
Espero que tenham gostado de recordar esse tempo que pra mim era tão bom rs
fico por aqui até a proxima.
fui RoseEssa decada ficou marcada na nossa cabeça quem não era dessa epoca pode saber um pouco ate hj.
Comentários
Postar um comentário