Veja os primeiros clipes de Madonna, Coldplay, Red Hot, U2 e Titãs

U2 letrasO U2 bem no início da carreira

U2 - I Will Follow
Estamos em 1980 e o U2 é apenas mais uma banda englobada dentro do abrangente rótulo de pós-punk tentando alcançar seu público. I Will Follow foi o primeiro single internacional da banda e teve direito a um vídeo daqueles bem simples com cenário branco e um efeito de chroma key exibindo a capa do então recém-lançado "Boy". A graça aqui é ver as caras assustadoramente jovens dos integrantes da banda - todos ainda com idades entre os 19 e os 20 anos e perceber como os elementos que fariam a fama e a fortuna deles anos mais tarde já estavam todos delineados.


Madonna - Everybody
Difícil de acreditar que Madonna já teve seus dias de "apenas mais uma artista na batalha", mas eles existiram sim. A prova está em Everybody o primeiro e simplíssimo clipe de sua carreira feitos por alegados 1500 dólares. Com essa verba era claro que não dava pra fazer muita coisa além de dançar para a câmera em cima do palco de um clube com o auxílio de dois bailarinos e alguns figurantes. O resultado final apesar de modesto ajudou a colocar a cantora no mapa. A canção pontuou na parada dance e até entrou na trilha sonora da novela "Final Feliz" exibida pela Globo em 1982.



Red Hot Chilli Peppers - True Men Don't Kill Coyotes
O som dos Red Hot Chilli Peppers no começo era bem mais diferente, como mostra o clipe de True Men Don't Kill Coyotes do primeiro álbum da banda lançado em 1984. Aqui ao invés das baladas, das levadas balançantes e dos ganchos pop que nos acostumamos a ouvir da banda temos um ritmo tribal e muita dissonância de uma banda que não esconde sua admiração pelo Gang of Four. Já o clipe apesar de gravado com zero de orçamento curiosamente não difere tanto assim dos que a banda faria no futuro. Ali já estão eles sem camisa fazendo desuas graças e Flea mostrando que desde o começo sempre foi uma grande figura.


Coldplay - Shiver
Coldplay também precisou começar sua carreira videográfica sem maiores arroubos de genialidade. O vídeo de Shiver - e não o de Yellow que muitos pensam ser o primeiro da carreira deles- não traz nada além da banda tocando em um estúdio com decoração simples. A rusticidade pelo visto foi uma boa sacada, afinal sem grandes visuais para distrair o espectador se via obrigado a notar a música. Ali então foi possível ouvir a influência que Jeff Buckley tinha na banda nesta bela música que ainda hoje é uma das melhores escritas pela banda e queridíssima pelos fãs.


Titãs - Babi Índio
Nos anos 80 os clipes brasileiros eram raríssimos. O mais próximo que tínhamos disso eram os "musicais do Fantástico" que eram exibidos uma única vez no programa dominical e pronto. Sem uma MTV para mostrar as produções e com poucos programas de clipe na tv as gravadoras não se animavam muito a investir no formato. Daí o fato de vários dos primeiros grandes hits do Rock Brasil não terem vídeos. Os Titãs por exemplo não fizeram um para seu primeiro sucesso Sonífera Ilha. O mais próximo que temos de um "primeiro clipe" do então octeto é essa participação deles no filme "Areia Escaldantes" tocando Babi Índio.


Comentários

Postagens mais visitadas