DIA DO ROCK


PARA COMEMORAR O DIA DO ROCK DIA 13 DE JULHO VEJA:

10 filmes para ficar por dentro da história do rock

De comédias amalucadas dos Beatles a documentários sobre o Joy Division: prepare a pipoca e mergulhe nos bastidores do rock


FICÇÃO

¿Os Reis do Iê Iê Iê¿ (1964)
No auge da beatlemania, John, Paul, George e Ringo destilam humor britânico e muito nonsense nesta comédia ingênua que entrou para a história por ser o primeiro grande registro cinematográfico da trajetória explosiva dos Fab Four.

¿Sid & Nancy¿ (1986)
A saga de destruição de um dos casais mais polêmicos da história do rock foi eternizada nos cinemas pelo diretor Alex Cox. Nos papéis principais, Gary Oldman (Sid Vicious), que realmente incorporou o ex-baixista dos Sex Pistols em mais uma atuação brilhante, e Chloe Webb (Nancy Spungen).

¿Quase Famosos¿ (2000)
William Miller tem 15 anos e está prestes a realizar o sonho de 9 entre 10 adolescentes de sua época: viajar com uma banda de rock em turnê e escrever uma reportagem para a revista Rolling Stone. Cameron Crowe conta esta história autobiográfica e nostálgica com detalhes que fazem qualquer fã de rock salivar. Stillwater, a banda do filme, foi inspirada "apenas" no lendário Led Zeppelin. 

¿A Festa Nunca Termina¿ (2002)
Dirigido por Michael Winterbottom, o filme conta a história do selo Factory Records (nome vindo da festa ¿Factory¿, no Russel Club) e a criação do movimento rave de Manchester (apelidada na época de Madchester). Antes de entrar na cena que trouxe ao mundo nomes como Happy Mondays e New Order, o diretor dá uma breve passada pelo punk.

¿Johnny & June¿ (2005)
Esta cinebiografia romanceia a história de Johnny Cash (Joaquin Phoenix), lenda do country e do rock que teve vida atribulada, se envolveu com drogas e conheceu a redenção nos braços da cantora June Carter (Reese Whiterspoon, vencedora do Oscar por este papel). Elvis Presley e Jerry Lee Lewis aparecem, para deleite dos fãs do velho rock and roll.
¿
DOCUMENTÁRIOS

¿Woodstock¿ (1970)
Se não foi o maior festival de música, o Woodstock foi, com certeza, o mais famosos deles. A idéia era reunir, em três dias, paz, amor e rock 'n' roll. E foi mais ou menos isso que aconteceu. O diretor Michael Wadleigh fez o registro definitivo do evento, com imagens impressionantes de Jimi Hendrix. The Who, Janis Joplin, entre outros.

¿Hype!¿ (1996)
O fenômeno grunge, surgido em Seattle, noroeste dos Estados Unidos, no final dos anos 80, é dissecado neste filme que colhe depoimentos de personagens envolvidos direta e indiretamente com a explosão do estilo. Para entender o porquê da preferência de bandas como Nirvana e Mudhoney pelas camisas de flanela.

¿End of the Century¿ (2003)
Um dos registros mais completos dos Ramones, a banda mais influente do punk rock. É possível conhecer a infância de Joey Ramone, através de depoimentos dele, de amigos e familiares. Além das imagens de shows no começo da carreira e relatos de gente que viveu a época como Debbie Harris (Blondie) e os próprios Ramones. 

¿No Direction Home: Bob Dylan¿ (2005)
Documentário do cultuado Martin Scorsese (diretor de "Táxi Driver" e "Os Infiltrados") narra 5 anos da trajetória do gênio Bob Dylan, de 1961 a 1966, abordando as diferentes fases e constantes mudanças do cantor e compositor que não gosta de ser rotulado. Em 2007, Dylan ganhou outro filme em sua homenagem: o hermético, mas não menos bom, "Não Estou Lá", de Todd Haynes.

¿Joy Division¿ (2007)
O caminho meteórico do Joy Division, banda mais influente do pós-punk, é recontado neste documentário com depoimentos de ex-integrantes. No mesmo ano foi lançado "Control", cinebiografia de Ian Curtis, líder da banda que cometeu suicídio. Grant Gee já havia dirigido outro documentário de rock: "Meeting People Is Easy" (1998), que acompanha o Radiohead após a turnê do álbum "Ok, Computer".


Comentários

Postagens mais visitadas