onde foi parar o romantismo?

Sinto vontade de escrever sobre isso, mas não posso negar que sinto, junto com a vontade, uma certa tristeza quando começo a elaborar o texto na minha cabeça. Tristeza sim, porque eu fico triste em pensar que o romantismo acabou “saindo de moda”. Fico triste em pensar que eu era uma menina tão romântica, tão sonhadora e que algumas “rasteiras” da minha vida amorosa me fizeram perder essa ilusão de romantismo e que o mundo, ao invés de me puxar de volta, só me dá provas a cada dia de que realmente caiu em desuso.
Onde foi parar o romantismo das pessoas? Será que sequestaram ou morreu mesmo? Não sei… mas acho que prefiro pensar no sequestro. Assim ainda existe a possibilidade de termos de volta.
Não se ouve mais falar em mandar flores, escrever cartas, fazer surpresas, telefonar, dar presentes, receber presentes, abrir a porta do carro, andar de mãos dadas, passear num jardim, na praia, passear simplesmente… pedir em namoro, pedir em casamento, usar aliança, entrar na igreja, manter o casamento… festa de 15 anos, festa de casamento, bodas de prata, bodas de ouro… dançar valsa, dançar bolero, gostar de tango, escutar Wando… fazer serenatas, escrever um poema, dedicar um poema, recitar um poema… revelar fotos, fazer álbuns, recortar coracões de revistas, guardar as embalagens do serenata de amor…
Não lembro a última vez que eu recebi uma carta de alguém. Carta de verdade, escrita de próprio punho, com amor, com emoção. Aliás, eu recebi alguma algum dia? Acho que não! A geração de agora usa e-mail, msn e orkut. Prova de amor é colocar “namorando” no orkut, é “deletar o(a) ex” do msn, é escrever um e-mail bem grande com “eu te amo” em fonte Arial, 100.
Hoje ninguém mais casa virgem,(tem excessoes) pois tem que ter o test drive antes. São pensamentos embalados por: “Tenho que testar. E se eu não gostar depois? “. Sexo não tem mais relação alguma com amor ou com carinho. Sexo nem é mais tabú nas famílias. As crianças acabam sabendo mais do que os pais. O que acho engraçado é: antigamente, no tempo ainda da minha avó, sexo era só depois do casamento e mesmo assim a quantidade de separações entre os casais eram bem menores… É! Ainda não consigo entender em que momento o mundo virou de cabeça pra baixo e todo o romantismo da noite de núpcias se perdeu no tempo e no espaço!
Hoje as pessoas já crescem não sabendo o que é amor, o que significa dizer “eu te amo”, o que é romance, o que significa ser romântico ou estar apaixonado! Meninos são criados com a ideia de que homem romântico é frouxo ou idiota e meninas são criadas com a ideia de que mulher romântica é ingênua e vai sofrer.
Ganhar flores é o presente mais romântico que uma mulher pode receber. Mas se perguntarmos por aí, a maioria das jovens vai preferir um celular, um iPod ou uma jóia. Jantar à luz de velas num restaurante com vista para o mar é o encontro perfeito para se apaixonar. Mas se perguntarmos por aí, a maioria das jovens vai preferir um encontro às escuras na boate mais badalada da zona sul. E não é exagero, são coisas que a gente escuta por aí e que doem ao ouvido e ao coração.
Valores invertidos. Cabeças perdidas. Corações partidos. Eu tenho pena. Não gostaria que fosse assim. Não vejo mais romance nas ruas, não vejo mais romance no ar. O mundo não é tão cor de rosa quanto eu imagina, mas não sabia que era tão cinza como está.
Sei lá… mas talvez (eu disse talvez!), bem lá no fundinho do meu coração, quem sabe escondido entre uma artéria e outra, ainda reste alguma esperança de encontrar um ser humano romântico que me fará relembrar os sonhos que eu tinha e que acabei “deletando” para não mais me machucar… já imagino que chegar no cavalo branco seja pedir demais, né? Mas talvez (eu disse talvez!), alguém que seja capaz de provar que nem tudo está perdido e que finalmente o romantismo foi reconhecido: havia sido sequestrado e por ele, enfim foi resgatado.
vou ficando por aqui espero que tenham gostado do meu desabafo .

Comentários

Postagens mais visitadas