Como organizar malas em viagem


Independente do volume do conteúdo a ser carregado, as malas com rodinhas sempre são as mais indicadas. Mesmo quando a viagem é curta, a bagagem dificilmente pesará menos de 3 quilos, peso suficiente para provocar problemas de coluna e dores nos ombros ao ser carregado unilateralmente.

Dicas para evitar malas superlotadas

Roupas que combinem entre si:Escolha roupas de estilo básico e cores neutras para que as peças possam ser combinadas o máximo possível entre si. Crie looks diferentes ousando apenas nos tons e estampas dos acessórios como colares, lenços, cintos etc.

Bolsas versáteis: Utilize o mesmo critério para bolsas. Nada de uma bolsa para cada roupa. Escolha 1 bolsa pequena para noite e outra bolsa mais versátil e neutra para o dia, de tamanho médio.

Acessórios e miudezas dentro de outros objetos: para diminuir o volume da mala, coloque as peças miúdas como bijouterias e outros acessórios dentro das bolsas e até mesmo no espaço interior do bojo de sutiens.

Leve apenas o essencial: considere o tempo que vai ficar e a facilidade de adquirir produtos que podem ser repostos sem maiores problemas como produtos de farmácia e conveniência: gilette, sabonete, pasta de dente, remédios, vitaminas, filmes, pilhas etc.

Utilize embalagens miniaturas apropriadas para viagem: shampoos, cremes, perfumes, enxaguador bucal e outros, quando não podem ser encontrados em versão miniatura devem ser despejados em frascos pequenos para economizar espaço e deixar sua mala mais leve. 
Aprenda a organizar sua mala de viagem - Getty Images
Que modelo de mala é melhor para a mulher que está viajando sozinha? 

Escolha malas com alças resistentes, rodas, fechadura e chave, além de algum detalhe que a diferencie dos modelos parecidos caso sua mala seja de cor preta ou azul marinho (as mais comuns) como uma fita colorida amarrada na alça ou adesivos decorativos.

O que não pode esquecer de jeito nenhum? 

- Tenha pelo menos uma blusa de inverno ou casaco. Mesmo no litoral e possível se deparar com uma queda brusca de temperatura.
- Leve sacos de TNT na mala para trazer souvenirs, isolar as roupas sujas, proteger os sapatos etc. Eles são multiuso, deixam a roupa respirar e não fazem barulho!
- Leve sempre com você, na bolsa ou carteira, um cartão indicando seu nome e endereço, além dos dados para contato de algum parente ou amigo no caso de acontecer algum problema ou acidente com você e precisar de ajuda.
- Não se esqueça de se informar no hotel, taxista ou moradores da cidade sobre lugares e horários perigosos para circular caso vá para uma metrópole.
- Tenha sempre um mapa a mão para não se perder ou ser enganada, caso precise de alguma informação. - Leve sempre algum dinheiro. Nem todo lugar aceita cartão e cheque e a procura por um banco pode ser um problema sério.

Como calcular quantas roupas, sapatos levar? Quais escolher? 

Depende do tipo de viagem, infra-estrutura e disposição para gastar. Numa viagem de passeios tranqüilos como bares, teatros, exposições, numa cidade de clima ameno, é possível usar a mesma blusa até 3 vezes antes de lavar. Calças e saias, ainda muito mais vezes. Já no caso de passeios mais movimentados como caminhadas ao ar livre, ou visita a cidades muito quentes, é melhor separar 1 blusa para cada dia caso não tenha como lavar.

Sapatos, o número depende com o tipo de evento e duração da viagem: 
01 tênis ou sapatilha para atividades que exijam mais disposição;
01 sapato ou sandália social de cor neutra para eventos noturnos;
01 sapato ou sandália de salto médio confortável para eventos diurnos;
01 chinelo para banho, praia, relaxar no quarto etc.;
01 bota (no caso de locais frios) ou sapato extra de sua preferência.
O que devo saber sobre o lugar que estou indo para arrumar a mala melhor? Por que? 

Para escolher o tipo e quantidade de roupas é preciso saber:
Clima: para definir o tipo de roupa.
Comércio: Grau de desenvolvimento e características do comércio local para o caso de compras de itens esquecidos ou que se façam necessários e até mesmo compra de especialidades regionais que vão influenciar no tamanho da mala.
Estrutura: É necessário roupa de cama e banho? A roupa poderá ser lavada e passada?
Tipo de eventos da programação: o roteiro turístico inclui festas noturnas, eventos esportivos que precisem de roupas especiais?

Como acomodar as roupas na mala? 

1. Arrume em primeiro lugar as calças ou saias (as peças mais longas), estendendo-as no fundo sem dobrá-las muito. Procure formar camadas uniformes.
2. Na segunda camada, coloque as camisas, os vestidos, etc. Tenha sempre em mente: as peças mais pesadas em baixo, as mais leves em cima.
3. Depois o casaco. Dobre-o em quatro e coloque-o por cima de tudo, pelo avesso.
4. Não se esqueça de fazer o mínimo de dobras possível, isso irá diminuir o volume.
5. Preencha os pequenos espaços com cintos, roupas íntimas (dobradas em pequenos rolos, por exemplo) ou peças de roupa que não amassam. Lenços e outros itens similares podem ser guardados no bolso interior da mala. Se esta tiver uma bolsa exterior, organize coisas úteis, como remédios, livros, canetas, óculos, etc
6. Deixe algum espaço para levar consigo um saco desdobrável, no caso de fazer algumas compras que aumentem volume da sua bagagem
7. Coloque os shampoo, cremes e perfumes em frascos pequenos para economizar espaços, nunca esquecendo de colocá-los envoltos em sacos plásticos bem fechados para não vazar.

Como deve ser? Mala lotada ou com espaço para as lembranças na volta? 

Se a sua bagagem for compacta opte por uma mala grande com espaço para lembranças, mas lembre de utilizar o cinto de segurança da mala para que os objetos não se revirem durante o manuseio. Mas, só utilize essa opção se realmente tiver a intenção de fazer compras, porque quando a mala está cheia, os objetos ficam melhor acomodados. 

Bom essas foram as dicas que estou seguindo faça vc tbm e boa viagem .

Comentários

Postagens mais visitadas