red hot chilli peppers no brasil


Red Hot Chilli Peppers se apresenta em SP com percussionista brasileiro

Banda americana toca pela quarta vez no país e, além de antigos sucessos, apresentará canções do novo disco

Red Hot Chili Peppers durante show em Los Angeles, Califórnia
Red Hot Chili Peppers durante show em Los Angeles, Califórnia (Kevin Winter/Getty Images)
A banda americana Red Hot Chilli Peppers abrirá com o show em São Paulo, nesta noite, sua quarta visita ao país. Na estrada desde 1983 e ostentando a marca de 70 milhões de discos vendidos no mundo inteiro desde o primeiro registro fonográfico, em 1984, o grupo apresentará no Brasil um ensaio para a turnê do disco I'm With You, lançado recentemente. No sábado, a banda fecha a programação do segundo dia do Rock in Rio IV.
Dois detalhes nos próximos shows merecem a atenção dos fãs brasileiros: a performance do guitarrista Josh Klinghoffer, que desde 2009 assumiu o posto de John Frusciante, responsável pelos melhores momentos do grupo desde o começo dos anos 2000, e a participação do percussionista brasileiro Mauro Refosco. Convidado pelo baixista Flea para gravar e excursionar com a banda, Refosco tem sua marca no novo disco. Não é difícil identificar elementos de música afro-brasileira, mais próximas da música da região norte do país, na swingada Did I Let You Know, por exemplo. Esta não é, aliás, a primeira participação do brasileiro em uma grande banda internacional: Refosco já havia tocado em um projeto solo do vocalista Thom Yorke, da banda Radiohead.
Nenhuma dessas mudanças, no entanto – e basta que se ouça o novo disco para checar a afirmação –, mudou o cerne da banda. Ele é feito de bases melódicas, groove de baixo elétrico e bateria meticulosamente encaixados, do carisma de Kiedis e de canções que foram se moldando ao público crescente da banda, feitas para serem entoadas em grandes shows de arena. 
A apresentação em São Paulo deve seguir a tônica das últimas realizadas na Europa e na Ásia, antes da turnê oficial do novo disco, com shows de até duas horas e meia. Disposição e hits para isso não faltam à banda. Consagrada pela mistura de funk e rock, que alcançou o auge no começo dos anos 1990 com o disco Blood Sugar Sex Magik e em sucessos como Give It Away, o grupo tem um histórico de esmeradas execuções de suas canções, apoiadas no talento do baixista Flea e do baterista Chad Smith.
É bem verdade que o vigor de antes arrefeceu e as canções recentes – como é natural que ocorra após quase três décadas de carreira e depois de dez discos – tenham apelo aquém das que tornaram a banda uma das maiores de sua geração. O repertório trata de corrigir essas falhas, contemplando sucessos como Californication, Under The Bridge, Give It Away e Otherside, além de boas canções do novo disco, como Monarchy of Roses e Can't Stop.
O show do RHCP em São Paulo será precedido por um show da banda Foals, que esteve no Brasil em 2008. O grupo apresentará músicas do seu disco recente, Total Life Forever, lançado em maio deste ano.
 
Assista abaixo a uma performance do Red Hot Chili Peppers:
Informações
Data: Quarta-feira (24)
Horários: Foals a partir das 19h30; Red Hot Chili Peppers a partir das 21h30
Local: Arena Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana)
Valor: 200 reais (pista) e 500 reais (pista premium)
Venda: www.livepass.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas